NOVIDADES

28 de março de 2010

Ravioli de mussarela de búfala e manjericão




(para não restar dúvidas que fui eu mesma que fiz :P)








Domingããão, preguiçããão... almoçããão!

Hoje aqui em casa foi um domingo com cara de domingo, sabe? Daqueles deliciosos, preguiçosos, sem nada para fazer. Acordar, rolar na cama, o céu cinzento com uma chuvinha lá de vez em quando.. levantar de pijama, tomar café e ler um pouquinho do jornal. Pois foi neste cenário tranquilo que resolvemos fazer uma receita que eu queria fazer há dias: Ravioli de mussarela de búfala com manjericão!

Eu comi este prato fazem alguns anos, na última copa, quando estava em São Paulo, em um restaurante chamado A Figueira Rubaiyat. O lugar é lindo, e se chama assim pois tem uma figueira enooorme no meio do restaurante, que foi construído todo em torno da árvore. O prato foi tão maravilhoso que nunca mais esqueci.. na época eu ainda não cozinhava, mas agora que já sei mais ou menos, lembrei e encasquetei de fazer. E fiz. :)

A receita da massa, peguei de um blog que sigo, o Dadivosa, que na verdade é a mesma medida para massa que vi o Oliver usando, que minha mãe usa, que minha tia avó usava... 100g de farinha por pessoa; 1 ovo a cada 100 gr.

Para fazer a massa, é só misturar os ingredientes, colocando a farinha na mesa de trabalho - pode ser a pia, uma bacia... - abrir um buraco no meio e colocar os ovos e o sal (para 200g coloquei uma ponta de colher de sopa). Depois, é só ir mexendo e misturando os ovos, e deixando as paredes do "vulcão" de farinha irem se juntando aos ovos, até misturar tudo. Depois, dar uma amassadinha com a palma das mãos, e quando não estiver mais grudando, enrolar em um papel filme e deixar na geladeira de 30 min à uma hora.

Para abrir a massa, o ideal seria aquelas maquininhas de massa, mas não tendo uma, coloquei a mão na massa, literalmente, e abri no rolo.. o importante é manter sempre um pouco de farinha na superfície para não grudar.

Com a massa aberta, molhei um poucquinho com água, coloquei os pedacinhos de mussarela com duas folhas de manjericão deixando um espaço entre um e outro, e cobri com a outra massa. É importante molhar para depois grudar bem. Outra dica bacana do blog Dadivosa é apertar em volta do recheio afim de tirar o ar para o ravioli não estourar na hora de cozinhar.

Para cortar, usei uma carretilha que eu tinha de marcar tecido que não usava mais, mas pode ser cortado na faca mesmo, só é bem importante deixar os ravioles bem presos e fechados.

O molho perfeito para este prato, sem dúvida, é o de tomate. Fiz um bem simples, com alho, meia lata de tomate pelado e dois tomates frescos sem semente, picados. Dei uma refogadinha e pronto. Di-li-ça!

2 comentários:

  1. Pela foto, ficou de babar.Boa sugestão!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aii, me deu água na boca só de ver as fotos e ler a receita, é certo que vou me aventurar na cozinha, depois conto o resultado.
    Valeu mesmo!
    Abraço

    ResponderExcluir

.